Sobre o Cubo Mágico





Quem criou o cubo?


Foi inventado pelo húngaro Erno Rubik em 1974. No mesmo ano em que foi criado, o Cubo de Rubik já ganhou o prêmio alemão de "Jogo do Ano". Curiosamente, seu próprio inventor e criador levou um mês para resolver o cubo pela primeira vez. Este "brinquedo" foi a última moda na década de 1980 e tem feito muito sucesso desde então.


Onde encontrar cubos mágicos?


Você encontrará o cubo à venda em muitos lugares, principalmente em lojas de brinquedos, e é feito de plástico e vem em diferentes versões. A mais comum é a versão 3x3x3, que consiste em 6 faces em 6 cores diferentes, outras versões menos conhecidas são 2x2x2, 4x4x4, 5x5x5 e Pyraminx.


Qual foi o proposito de ser inventado?


Erno Rubik criou o Cubo de Rubik não para um brinquedo, mas para um quebra-cabeça porque era professor do departamento de design de interiores e queria explicar o conceito de tridimensionalidade para estudantes de arquitetura. A primeira peça foi feita de madeira, como a conhecemos hoje, com seis faces e seis cores diferentes.

O cubo mágico é mais complexo do que imaginamos e é até por isso que poucas pessoas conseguem resolver o quebra-cabeça, pois ele foi criado para ajudar os alunos com a geometria e mostrar o conceito da terceira dimensão. Dessa forma, quando o aluno girava, ele conseguia visualizar os movimentos realizados.




Pessoas envolvidas

Felipe, Miguel, Diogo e Vinicius.

Alcina Dantas Feijão

Rua Capivari nº 500 - Bairro Mauá - São Caetano do Sul - SP

secretaria.alcina@gmail.com

felipeayom2@gmail.com

bugliomiguelarcanjo1@gmail.com

diogomotarodrigues@gmail.com

info2005v@gmail.com