Quem foi Thor

Thor foi um importante deus da religiosidade nórdica, sendo o mais popular do seu panteão. Era conhecido como deus do trovão, do céu, da tempestade e da agricultura.

Thor foi um deus presente na mitologia nórdica conhecido por ser filho de Odin e deus do trovão, do céu, da tempestade e da agricultura. Esse deus era o mais popular na religiosidade nórdica, sendo muito venerado pelos camponeses. Tinha como símbolo o seu martelo mjölnir, usado por ele em batalhas. Teria tido papel de protagonismo durante o Ragnarök.

Os nórdicos consideravam-no o responsável pela proteção de Midgard, onde os seres humanos moravam, e de Asgard, onde os deuses moravam. Ainda, era conhecido por lutar frequentemente contra gigantes.

Os mitos nórdicos contavam que Thor era portador de três acessórios muitos importantes, sendo eles o martelo Mjölnir, que ele usava em suas batalhas; o cinto Megingjörd, que tinha o poder de dobrar a força desse deus; as luvas de ferro Járnglófar, que lhe permitiam segurar o seu martelo.

Outro símbolo muito importante de Thor eram os dois bodes que ele possuía e que puxavam a carroça que o levava por suas andanças. A associação de Thor aos bodes fez com que frequentemente os nórdicos sacrificassem esses animais como forma de prestar oferenda a esse deus.

Culto de Thor

O nome de Thor também era invocado em batalhas, e os historiadores sabem de inúmeras outras referências que as pessoas faziam a esse deus no dia a dia. Uma das maneiras mais comuns de adoração a Thor se dava pelo uso de pingentes com o formato do Mjölnir, o martelo que era o seu símbolo.

Os nórdicos invocavam o nome de Thor para resolver problemas e para garantir proteção a si próprios. Os historiadores apontam o fato de que seu nome era invocado para selar negócios e matrimônios. Os nórdicos faziam preces a ele a fim de que houvesse boa colheita e pediam sua proteção nas viagens por mar.

Armas de Thor

Thor é frequentemente representado na mitologia nórdica como um homem robusto e poderoso, com longos cabelos ruivos e uma barba espessa.

  • Mjölnir: O martelo de Thor, conhecido por sua capacidade de controlar o trovão e o relâmpago. Mjölnir era indestrutível e retornava à mão de Thor após ser lançado. Além de seu poder destrutivo, também era usado por Thor para abençoar cerimônias, consagrar casamentos e proteger os deuses e a humanidade dos gigantes e outras ameaças.
  • Megingjörð: Um cinto mágico usado por Thor que aumentava sua força quando amarrado. Permitia-lhe realizar feitos de força sobre-humanos.
  • Járngreipr: Luvas de ferro usadas por Thor, que lhe permitiam empunhar seu martelo Mjölnir com mais firmeza e poder.
  • Créditos

    Clique aqui para assistir ao vídeo