
Quem foi Odin
Odin é um deus nórdico, senhor da cura, da vida e da morte. Seu culto se espalhou pelo norte da Europa e é chamado de Wotan na mitologia germânica retratado como um homem velho, de longas barbas brancas, mas robusto, Odin por vezes aparece vestido como simples peregrino ou com suas armas de guerreiro.
Odin era filho de Bor e Bestla (gigante), mas não há muitas informações sobre seus pais. Tinha mais dois irmãos, Vé e Vili, que presentearam a humanidade com dons como a fala, emoções, entre outros.
No entanto, para adquirir sabedoria, Odin teve que oferecer um dos olhos a Mimir, o guardião. Assim ele pôde beber o líquido do poço mágico de Mimir e obter o conhecimento.
Como Odin tem o poder de ver tudo o que se passa nos noves mundos, ele ficou com inveja do conhecimento contido na árvore Yggdrasill. Assim feriu-se a si mesmo com uma lança e ficou pendurado por nove dias nos galhos desta árvore.
.jpeg)
Cultura do Odin
A cultura de Odin é uma parte fascinante e complexa da mitologia nórdica. Odin era o deus supremo do panteão nórdico, frequentemente associado à sabedoria, guerra, morte, magia, poesia e profecia. Embora Thor fosse um deus amplamente cultuado, especialmente devido à sua ligação com a agricultura e proteção das comunidades, Odin era principalmente reverenciado por grupos da elite nórdica, como reis, guerreiros e escaldos (poetas). A veneração de Odin não era uniforme em toda a Escandinávia. Existem evidências de que o culto a Odin era menos comum em regiões como a Islândia e o sul da Noruega. Em contraste, algumas evidências arqueológicas e literárias indicam a existência de cultos a Odin em partes da Suécia e da Dinamarca
.jpeg)
Armas de Odin
A lança de Odin, conhecida como Gungnir, é uma das armas mais poderosas da mitologia nórdica. Sua origem é incerta, mas de acordo com as lendas, ela foi forjada pelos anões mais habilidosos de Svartalfheim, os mesmos que também forjaram o martelo de Thor, o Mjolnir. A história da Gungnir está intrinsecamente ligada à figura de Odin, o deus da sabedoria, da guerra e da magia.