Quem foi Deméter

Deméter era uma divindade da religiosidade dos gregos antigos considerada a deusa da agricultura e a responsável por proteger as plantações e garantir a fertilidade dos grãos. Era filha de Cronos e Reia e irmã de Zeus. Sua filha mais conhecida era Perséfone, com quem dividia o atributo de deusa da fertilidade.

Essa divindade ficou marcada na mitologia grega por conta do mito do rapto de sua filha Perséfone por Hades, deus do submundo. Ela era venerada em um dos festivais religiosos mais importantes da Grécia Antiga: os Mistérios de Elêusis. Esse festival era realizado duas vezes por ano e representava o renascimento da vida depois do inverno.

Deméter era uma deusa que fazia parte da religiosidade dos gregos na Antiguidade, considerada a deusa da agricultura e a responsável por garantir a fertilidade dos grãos que eram plantados. Ela era a protetora das plantações e daqueles que se dedicavam ao cultivo agrícola. Os historiadores afirmam que o culto a Deméter deriva de cultos de comunidades agrárias de povos anteriores aos gregos

Culto de Deméter

O culto a Deméter era muito associado ao de Perséfone, conhecida por ser filha de Deméter e também deusa da agricultura para os gregos. Como veremos mais adiante, ambas eram adoradas em um importante festival religioso que tinha relação com a agricultura, mas que se relacionava principalmente com crenças relacionadas com o pós-morte, um culto conhecido como Mistérios de Elêusis.

Deméter era filha dos titãs Cronos e Reia e, assim como seus irmãos, foi devorada pelo seu pai assim que nasceu. Foi resgatada por Zeus, seu irmão que havia sido salvo de ser devorado por sua mãe. Zeus resgatou Deméter e todos os irmãos que haviam sido devorados: Poseidon, Hades, Héstia e Hera.

Os mitos gregos contam que Deméter foi mãe de vários filhos, sendo Perséfone a mais famosa (Perséfone era filha de Deméter com Zeus). Deméter também teve Pluto com Iasião, um herói, e foi mãe de Árion, um cavalo que era enxergado de maneira divinizada pelos gregos antigos. Árion era filho de Deméter com Poseidon.

Curiosidades de Deméter

Na mitologia grega, Deméter é a deusa da agricultura, da colheita e da fertilidade. Ela não é tradicionalmente associada a armas, como outros deuses da mitologia grega. Em vez disso, seus símbolos e atributos mais conhecidos são:

  • Cetro: Um símbolo de poder e autoridade
  • Tocha: Frequentemente representada com uma tocha, simbolizando sua busca por sua filha Perséfone.
  • Espigas de Trigo: Símbolo de fertilidade e colheita, muitas vezes representada segurando espigas de trigo.
  • Cornucópia: Representa abundância e fertilidade.
  • Créditos

    Clique aqui para assistir ao vídeo